Home Pastorais e Movimentos

Pastorais e Movimentos

Apostolado de Oração

No livro dos estatutos do AO, encontramos esta definição: “O AO constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital de Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

Em resumo,

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

• Propõe um caminho rumo à santidade
• A partir do oferecimento diário
• Que transforma nossa vida
• E nos coloca em comunhão universal de preces
• Pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações,
• E nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus
• Para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia,
• E reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação,
• Possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje, amanhã e sempre.

Reuniões: 1ª Sexta-feira às 18h na Igreja Matriz Sagrada Família
Coordenadora: Celeste Monteiro 98862-5957


Batismo

A Pastoral do Batismo ministra momentos de espiritualização sobre o Sacramento do Batismo à luz do anúncio da Boa Nova. O objetivo da Pastoral é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho. Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e templo do Espírito Santo.

Reuniões: 1ª Terça-feira às 19h
Coordenadora: Marilac – 99125-9813


Sociedade São Vicente de Paulo

Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

Nossa paróquia pertence ao conselho central Sagrada Família e temos quatro conferências: São José, São Brás, Sagrada Família e Santa Edwiges.

Conferência Santa Edwirges
Coordenadora: Maria Auxiliadora – 99166-8680
Reuniões: todas as segundas-feiras às 19h no Centro Pastoral

Conferência São Brás
Coordenador: José da Luz 8831-9897
Reuniões: todas as terças-feiras às 19h no Centro Pastoral

Conferência São José
Coordenador: Rogério Melo 9108-5634
Reuniões: todos os sábados às 18h no Centro Pastoral

Conferência Sagrada Família
Coordenador: Geraldo Aquino 99131-8196
Reuniões: todas as terças-feiras às 19h no Centro Pastoral


Dízimo

A responsabilidade pela organização do dízimo, cabe a pastoral do dízimo. Para que haja organização, é preciso muita evangelização. A equipe da pastoral do dízimo tem essa missão: conscientizar os paroquianos, sobre sua responsabilidade, para com a comunidade onde vivem, e da qual fazem parte. O objetivo primeiro da equipe da pastoral é: conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo; mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo; apresentar o dízimo como condição central da experiência de comunhão e participação, e portanto, da experiência de ser e de agir como igreja.

Coordenadora: Sandra – 988032803
Reuniões: Última quinta-feira às 20h no Centro Pastoral


Encontro de Casais com Cristo

O Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

Coordenadores: Luciany 98861-0550 / Claudinei 99234-1778
Reuniões: 1ª quinta-feira às 19h no Salão Paroquial


Encontro de Formação Para o Matrimônio

Muitos deixam pra fazer esse curso quase na véspera do casamento, pois imaginam um curso chato que deverá ensinar as regras de etiqueta da igreja, ou como entrar ou sair do local, como se portar diante do altar ou principalmente que se trata do ensaio geral para o dia do casamento, porem, o que não sabem, é que o curso de noivos tem como objetivo falar de família, união, casamento, respeito, e filhos.

É muito normal os noivos irem com cara de obrigação ao curso, mas logo que ele começa a ser ministrado, essa sensação de obrigação dá lugar ao interesse pelo aprendizado que está sendo passado. O curso de noivos ensina e explica como a futura família deve ser administrada e como superar todas as situações com a ajuda de Deus.

Isso é necessário porque muitos casais se casam na igreja apenas por tradição, e não por um sentimento de desejo realmente maior. O curso de noivos vai explicar a importância do casamento e principalmente da igreja na vida dessa nova família que se formará muito em breve.

No curso de noivos, o casal assiste palestras e testemunhos de outros casais, assim como, de médicos, psicólogos e sacerdotes. Além de todo esse conhecimento que o casal vai adquirir, eles têm a oportunidade de formar novas amizades e de conhecer outras histórias de casais que também estão participando do curso de noivos

Coordenadores: Luciany 98861-0550 / Claudinei 99234-1778


Legião de Maria

A palavra Legião significa exército, e legionário é o soldado que faz parte deste exército. Soldado é cada leigo que participa deste movimento. É por isso que foi dado o nome de Legião de Maria ao conjunto de leigos que fazem parte do exército de Maria Santíssima, Mãe de Jesus e nossa.

Tem a finalidade de atender o pedido de Jesus que disse: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Destacando assim alguns dos trabalhos de visita às famílias, à doentes nos lares e hospitais, à pessoas enlutadas, à idosos, à catequese e trabalhos com presos e suas famílias. Enfim com todas pessoas que de algum modo estão necessitando de uma palavra de conforto e esperança.

O elemento base da Legião de Maria é o Praesidium (pequeno grupo de quatro à quatorze pessoas), por reunião semanal em cada comunidade, na qual reza-se em conjunto, recebe-se uma formação espiritual e prática para o apostolado.

Coordenadora: Celeida 99111-6707
Reuniões: Todas as quintas-feiras às 19h no Centro Pastoral


Mil Ave-Marias

A devoção às Mil Ave-Marias faz parte da tradição religiosa no Brasil e, antigamente, era sempre rezada, trazendo muitas graças aos participantes.

As Mil Ave-Marias não têm nenhuma ligação com Medjugorje, como muitos pensam. As mensagens de fé comunicadas por Nossa Senhora e citadas nas folhas das Mil Ave-Marias em forma de “super-rosário” não foram tiradas das revelações de Nossa Senhora em Medjugorje, mas, sim, de suas aparições em Montechiari, com o título de Nossa Senhora da Rosa Mística e do livro do Pe. Gobbi: Aos sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora (Movimento sacerdotal Mariano).

Nossa Senhora chorou em Montechiari, pedindo oração, sacrifício e penitência para salvar o mundo. Mas nossa querida Mãe nunca fez ameaças, somente orientou, como uma mãe que quer proteger seus filhos dos perigos que podem acontecer se não houver oração e conversão.

É verdade que todas as orações devem vir do coração, seja uma Ave-Maria ou Mil Ave-Marias!

As Mil Ave-Marias são feitas em forma de um “super-rosário” bem meditado sobre todos os mistérios da nossa salvação e com a benção da paz que Nossa Senhora comunicou ao Pe. Gobbi no dia 24 de outubro de 1984. A oração possui grande poder! Por isso, é necessário rezar muito! Obtém-se mais com um dia de oração intensa do que com anos de contínuas discussões. O “super-rosário” das Mil Ave-Marias, acrescido de sacrifícios, leva a um dia de oração intensa.

Vamos ajudar Nossa Senhora nesta batalha contra o mal, combatendo com a oração das Mil Ave-Marias em forma do “super-rosário”.

Coordenadora: Tia Nora 3661-7469
Reuniões: Todas as quartas-feiras das 7h às 11h30


Oficina de Oração e Vida

A Oficina de Oração e Vida foi fundada em 1984, pelo Frei Ignacio Larrañaga. Recebeu o reconhecimento pontifício como Associação Internacional privada de fiéis, de direito pontifício com personalidade jurídica.

– Introduzir de modo progressivo seus integrantes na vida de oração e em uma síntese vital, com as atividades temporais ordinárias, mediante o modo próprio destas oficinas (…).

– Fazer seus integrantes conscientes de sua condição e dignidade batismais e de sua responsabilidade na missão que Deus encomenda à Igreja no mundo (…).

– Levar seus membros a fazer de cada oficina um viveiro de vocações de apostolado laical a serviço da Igreja e nas respectivas Dioceses e Paróquias.

– Inspirar a seus membros, seguindo o modelo de Cristo a fazer-se presentes, com a palavra e a presença, preferentemente até o último dos povos, e transmitir a predileção e a ternura do Pai.

Coordenadora: Marina – 98405-8675
Reuniões: Todas as segundas-feiras às 19h no Salão Paroquial


Pascom

Nome dado à Pastoral da Comunicação da Igreja no Brasil. É a pastoral que se preocupa diretamente com os novos métodos e instrumentos de comunicação. “O Senhor, que deseja continuar se comunicando para que todos se salvem”, continua desejando chegar a diversos lugares, para falar a diferentes públicos por meio dos diferentes instrumentos de comunicação. Esse é o papel da Pascom! Usar todas as formas e todos os instrumentos de comunicação para levar a Boa Nova do Senhor a todos os homens da Igreja Diocesana.

Coordenadora: Michelen


Juventude Franciscana

Fundado pelo Pe Márcios André Ferreira Soares, este movimento leva os jovens a vivenciarem a espiritualidade de São Francisco de Assis, a partir de três pilares: Oração, caridade e humildade. Com Sandálias nos pés e o lema Paz e bem a Juventude Franciscana desejo fazer do jovem um verdadeiro missionário na evangelização da juventude. São os jovens evangelizando jovens!

Coordenadores: Willian Nogueira – 99985-3396 / José Carlos – 99196-4797


Ministros da Palavra

Bebendo das fontes dos Sagrados Escritura, este grupo de homens e mulheres, além de liturgia avisam anunciar a Palavra nos comunidades famílias e encontros pastorais

Coordenador: Hiram 99189-3419
Reuniões: 1º sábado as 15:30


Grupos de Terços

São vários grupos que se reúnem nas casas para refletirem os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob o olhar materno da Virgem Maria.

Nas contas do Santo Terço os fieis buscam a interessar da Virgem Maria para suas necessidades.

Grupo de Terço Santa Luzia
Coordenadora: Luzia Mota 3661-8627

Grupo de Terço Nossa Senhora de Fátima
Coordenadora: Celeste 8862-5957

Grupo de Terço N. Sra. da Medalha Milagrosa
Coordenadora: Helena 9986-4852

Grupo de Terço Peregrinos do Amor
Coordenadora: Shirlei 3664-9594

Grupo de Terço Sagrado Coração de Jesus
Coordenadora: Clarisse 3662-1468

Grupo de Terço São Francisco de Assis
Coordenadora: Sibele 8403-0155

Grupo de Terço Seguidoras de Cristo
Coordenadora: Ana Maria Veloso – 98834-5222


Renovação Carismática Católica

É um sopro do Espírito Santo que impele os cristãos a terem uma experiência pessoal e viva da pessoa e da ação de Deus.

É uma luz do Espírito Santo que os faz reconhecer Jesus Cristo como Senhor de suas vidas, da Igreja e da História.

É o Cristo crescendo neles:

• Confirmando-lhes a Fé,
• Fortalecendo na Esperança,
• Convertendo –lhes os corações para o perdão completo e o amor de Caridade,
• Tornando-os abertos aos dons e carismas que Ele quiser dar-lhes para servir aos irmãos.

A Renovação Carismática Católica é uma força do alto pulsando muito forte no coração da Igreja.

Coordenadora: Valdete – 99145-3313
Grupo de Oração: Última quinta-feira às 20h no Centro Pastoral


Pastoral da Esperança

A Pastoral da Esperança é presença, e ação da igreja católica, nas capelas de velórios, nos cemitérios, junto àqueles que passam por um momento de dor com a perda de um ente querido, levando através do evangelho uma mensagem de fé, esperança e consolo a todos aqueles sofrem.

Depois do sepultamento são sete encontros na residência da família enlutada, com objetivo de evangelizar e mostrar que não estão apenas rezando pela morte, mas sim pela ressurreição, pela vida eterna.

Coordenadora: Maria José 8815-2364
Reuniões: 2ª terça-feira do mês às 19h no Centro Pastoral


Catequese e Crisma

A missão da Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus. Ela deve levar o catequizando a uma verdadeira experiência com Cristo Ressuscitado. A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua da educação na fé. Catequese deve despertar a alegria de ser cristão.

Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão.

O catequista também deve ter uma formação permanente. Ser catequista é acolher, com amor e dedicação, uma vocação – missão de fundamental importância, pois quem responde SIM a essa vocação se coloca à disposição para ajudar os que já seguem Jesus a serem discípulos mais conscientes, coerentes, maduros e generosos.

Coordenadora: Adriana Cristina – 99981-0610


Pastoral da Acolhida

A Pastoral da Acolhida é um serviço da igreja que se destina a “receber bem” e “ir ao encontro” das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia, para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação, em vista da missão.

A Pastoral da Acolhida não se resume a um grupo de pessoas que fica à porta da Igreja entregando folhetos e dizendo “Bom dia”. Talvez se possa começar com esses pequenos gestos. Mas depois a acolhida deve deitar suas raízes em todas as pastorais e setores da comunidade.

Coordenadora: Marcilene – 98801-6977


Acólitos

É um grupo de rapazes que como mestres de cerimônia, organizam todas as funções litúrgicas da celebração Eucarística, acompanhando de perto o presidente da celebração e auxiliando os ministros da Palavra e da Eucaristia.

Este trabalho trás serenidade e harmonia a celebração Eucarística e permite que tudo seja realizado como está prescrito nas normas litúrgicas. Servindo o altar e ao presbítero eles se sentem agraciados em servirem o próprio Cristo-Sacerdote.

Coordenador: Hélder Rangel 99989-8380
Reuniões: 2º sábado às 9h na Igreja Matriz Sagrada Família


Coroinhas e Marianinhas

Somos um grupo de mais ou menos vinte crianças, meninos e meninas, que nos encontramos quinzenalmente. Crianças de quatro a dez anos, com muita vontade de ajudar o padre nas celebrações.

Por meio do serviço à liturgia elas descobrem a alegria da oração e do serviço ao próprio Cristo na pessoa do sacerdote.

Coordenadora: Luana – 98838-3764
Reuniões: 1º e 3º sábados às 9h na Igreja Matriz Sagrada Família


MECE’s

São homens e mulheres que buscam a intimidade do Santíssimo Sacramento. Sendo uma extensão do ministério ordinário do padre. Eles assumem um ministério extraordinário de distribuir a Sagrada Comunhão nas celebrações Eucarísticas e principalmente levar o Pão da Vida aos irmãos enfermos que estão impossibilitados de estarem presentes na assembleia litúrgica.

Reuniões: Última segunda-feira às 19h na Igreja Matriz Sagrada Família
Coordenadora: Ana Elisa Salety – 98845-5330 / Rogério Eugênio  – 988379211


Pastoral da Saúde

Evangeliza com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida; ela visa promover a dignidade do enfermo e trabalhar na prevenção de enfermidades.

Reuniões: 3ª segunda-feira às 18h30 no Centro Pastoral
Coordenador: Elione –


Música

Nossa missão é:

• Promover uma participação ativa e orante dos celebrantes com a liturgia celebrada, facilitando assim, o entendimento da assembleia aos ritos litúrgicos Sacramentais.

• Proporcionar aos participantes das celebrações uma profunda intimidade com Deus e com a Palavra proclamada.

• Vivenciar com mais intensidade e amor, o rito e o tempo litúrgico celebrado a cada dia, fazendo com que as palavras e as orações penetrem na alma das pessoas tornando-as mais abertas a ação de Deus em suas vidas.

Além dos objetivos gerais apresentados acima, nossa pastoral precisa também estar bem atenta aos objetivos específicos de nossa comunidade paroquial como:

• Auxiliar as pastorais e movimentos em seus retiros, encontros ou atividades que necessitem de ministros de música.

• Participar ativa e efetivamente das atividades paroquiais externas como Procissões, festas religiosas, retiros e movimentos.

• Contribuir com as outras comunidades da paróquia em suas festas e movimentos que precisarem da presença de ministérios de música.

• Zelar e cuidar das aparelhagens de som que são utilizados pela paróquia e suas pastorais e movimentos, observando seu estado, conservação e manutenção no que precisar.

Reuniões: 2ª terça-feira às 20h no Centro Pastoral
Coordenador: Willian Nogueira – 99985-3396


Liturgia

A Pastoral da Liturgia tem como Missão auxiliar, ilustrar, animar e promover as celebrações litúrgicas buscando o envolvimento e aprofundamento dos fiéis durante estas celebrações, fazendo com que elas contribuam para a sua maturidade espiritual e consequentemente para a formação da igreja povo de Deus.

Reuniões: Todas as terças-feiras às 19h no Centro Pastoral
Coordenadores: Maria Helaine de Paiva – 99111-6707 / Deusmira Aparecida – 99226-5165